Templates by BIGtheme NET

A Revista Som é um conceito inovador de revista digital criado em 2009 por Anderson Innocencio de Oliveira e Juliana Ronconi, unindo seus conhecimentos em design e comunicação. A proposta desde seu início sempre foi criar um canal para divulgar informação musical com uma linguagem diferente dos portais de internet. A ideia era produzir um formato digital que fosse familiar como uma revista impressa e, ao mesmo tempo, comportasse alguma experimentação multimídia – inserção de vídeos, áudio, animação, entre outros elementos.

Ao longo de suas 20 edições, a Revista Som apresentou entrevistas com nomes clássicos da música brasileira e do cenário mundial. Bandas como Paralamas do Sucesso, Titãs, Skank, NX Zero, Fresno, Arnaldo Antunes, Pitty, Jota Quest e outros, além de nomes clássicos como Erasmo Carlos e Sérgio Dias, falaram conosco e tiveram suas entrevistas disponibilizadas com muita interatividade e um conteúdo impressionante!

Revista Som - Entrevistas Nacionais

As entrevistas internacionais da Revista Som também surpreendem, contando com nomes que se destacam na atualidade como os ingleses do Cut Copy, os suecos do Peter Bjorn & John, a banda americana The National e a sensação da soul music, Mayer Hawthorne; entre os nomes clássicos, como Johnny Winter, The Yardbyrds, Chuck Leveall e uma porção de músicos que fizeram história e enchem todos nós de orgulho, uma motivação sem tamanho para continuar falando de música com uma linguagem diferente.

Revista Som - Entrevistas Internacionais

A forma como a Revista Som é exibida também foi se modificando durante os últimos anos. Amamos falar de música, mas também temos que acompanhar os rumos da tecnologia pensando na melhor forma de exposição desse material. Só dessa forma podemos levar todo esse conteúdo às mais diferentes plataformas digitais.

Durante esse período vimos nossas edições serem publicadas em HTML, posteriormente em Flash e, no fim de 2015, em HTML5, o que nos dá a oportunidade de ter o material acessível em celulares e tablets. Infelizmente não fomos capazes de fazer com que a Adobe e a Microsoft fizessem as pazes e tornassem esse recurso disponível para celulares....

Deu trabalho, mas aprovamos esse formato, que nos dá a possibilidade de ter um esquema de page-flip similar aos recursos do Flash, mas agora com uma diagramação ainda mais próxima de uma revista real. Tudo isso sem abandonar a sensação de se lidar com um aplicativo multimídia que um dia nos motivou a criar a Revista Som.

De lá para cá passamos por mudanças em nossa equipe, assistimos cenas nascerem e se ao longo de pouco tempo se fundirem com nossa paixão pela música em forma de matérias e entrevistas. Também passamos por poucas e boas, mas nossa vontade de falar de um assunto tão bom sempre serviu de motivação nesse processo.

E hoje, em pleno 2016, a Revista Som está aí, firme e forte falando de música em seus mais diversos formatos e vertentes. Estamos muito orgulhosos de nosso novo site, que possibilitará conferir todas as pautas de nossas edições com uma navegação mais prática enquanto buscamos cada vez mais aprimorar um formato que evolui a cada dia. Temos que estar antenados e temos que nos adaptar, mas acima de tudo temos que manter viva essa chama que é ser apaixonado por música.